Convite

Dentro do Programa Comemorativo das Bodas de Diamante desta Casa,  a Madre Superiora, Irmã Maria Lívia Cifuentes, e o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Dr. João Martins Baptisata, convidam V.Exa. para as seguintes actividades:

Dia 30 de Abril:

Às 10,30 horas, no Arquivo Autárquico , Rua Bispo Idácio, nº 20-22:

Abertura da Exposição evocativa do fundador desta Casa, Padre Manuel Pita, com a Bibliografia mais relevante da vida e obra da Casa Santa Marta, apresentadas pelo Exm.º Senhor Dr.Júlio Montalvão Machado, conhecedor e admirador  do homenageado.

A exposição permanecerá aberta e poderá ser visitada pelo público em geral, nos horários de abertura do Arquivo, até ao dia 31 de Maio.

Dia 7 de Maio:

Às 10,30, no salão polivalente da Casa Santa Marta:

Apresentação do Livro monográfico sobre a InstitTermina a sessão com um Porto de Honrauição-Casa Santa Marta, por Dom Amândio Tomaz, Bispo Coadjutor de Vila Real.
Nota: no decorrer da sessão, esperam-se testemunhos de pessoas presentes que
queiram pratilhá-los com a asembleia. Há, certamente outras "histórias" sobre
a Casa, afectiva e pedagógicamente, tão ou mais interessantes que as divulgadas
neste livro, guardadas nas gavetas da memória. Estou a pensar nas pessoas que
integraram os movimentos de angariação de fundos ...nas Irmãs mais antigas da
Casa...nos Capelães- Padres Norberto Portelinha e Albino Lage...
Termina a sessão com um Porto de Honra, oferecido pela Casa.

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
Neste ano jubilar, entre outras datas ,  está a do dia 13 de Abril, aniversário da vinda das Irmas para Portugal, instalando-se no Bairro da Madalena.
Para  assinalar  esta data, está programada a celebração da
PÁSCOA  DOS IDOSOS
  O calendário será este: dias 11 e 12 de Abril, preparação espiritual, pelas 10,30 horas e 15h da tarde
Dia 13: pelas 10,30, celebração do sacramento da reconciliação. Às 15 horas, celebração da Eucaristia, presidida pelo Senhor D. Joaquim Gonçalves, acompanhado por vários Padres,con administração da Unção dos doentes e Idosos.
A seguir, momentos de convívio e festa.  Para esta singela comemoração convidamos a todos as pessoas, particularmente os familiares e amigos dos Idos, como parte integrante da FAMÍLIA Da Casa Santa Marta. Esperamos e agradecemos a vossa presença.
 
 
 
 
As Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados da Casa Santa Marta comemoram 75 anos ao serviço dos Idosos em Portugal

 

As Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados da Casa Santa Marta comemoram 75 anos ao serviço dos Idosos em Portugal
 
        “No dia dois de Dezembro de mil novecentos e trinta e seis foram admitidas (na Casa Azilo da Lapa), as cinco primeiras idosas, senhoras...........”.
         Assim lemos na acta de fundação da comunidade das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados em Chaves. Com a mesma simplicidade querem partilhar com todos a satisfação de terem chegado a este ponto. Setenta e cinco anos de vida de qualquer pessoa ou instituição é uma data importante: as Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados desejam partilhar com a população em geral, e particularmente com a de Chaves -cidade e Concelho-, a sua alegria por este acontecimento, que não teria sido possível sem a colaboração constante e eficaz de todos.
         Com a discrição que lhes é característica, abrem esta comemoração no dia 2 deste mês de Dezembro, prologando-se até á mesma data de 2011.
         Ao longo do ano serão calendarizados diversos eventos que oportunamente serão dados a conhecer, esperando a participação de todos, pois a todos é devida, em boa parte, a subsistência do querido ASILO DOS VELHINHOS, antigo ASILO PADRE MANUEL PITA.
         Teremos todos oportunidade de manifestar o nosso apreço por esta obra que a todos nos pertence e a todos honra. Para as Irmãzinhas e os Idosos os nossos parabéns e desejos de felicidades. Ficamos à espera do centenário!...L.C.
 
 
            ________________________________________________________________________
 
Abertura Solene das comemorações dos 75 anos das Irmãzinhas em Portugal
 
A Casa Santa Marta informa que dia 17 de Dezembro de 2010 realiza-se a abertura Solene das Comemorações dos 75 anos das Irmãzinhas em Portugal.
A cerimónia têm início as 15.30, com a celebração da Eucaristia, presidida por suaEx.ª Rev.ª Senhor D.Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real.
A seguir se realizará a abertura do Presépio Natalício 2010 elaborado pela Irmã Laurentina, desta comunidade.
 
_________________________________________
 
Festa do Dia 17 de Dezembro
 
 
 
 Ontem, dia 17, foi aberta solenemente a celebração do 75.º aniversário das Irmãzinhas em Portugal. Neste dia de 1936 eram admitidas as primeiras cinco utentes desta obra amparadora, que até hoje, recebeu 1.455 Idosos, que aqui receberam carinho, cuidados e amparo.
Depois de celebração eucarística, à que presidiu o Bispo diocesano, Sr. Dom Joaquim Gonçalves, acompanhado pelo Bispo Coadjutor, Dom Amândo Tomás e vários Sacerdotes, e à que assistiram autoridades locais e regionais, bem como numerosas pessoas de todos os quadrantes sociais, foi benzido o Presépio do Lar, elaborado pela nossa Irmã Laurentina: a essa representação pertencem as imagens anexas. A palavra esclarecedora do Sr. Bispo deixou-nos uma mensagem de fé e uma visão cristã verdadeira da representação do presépio. E convidou as pessoas a visitá-lo, como se de uma catequese se tratasse. Certamente, todos poderão visitar a casa e o Presépio, na certeza de que sairão mais enriquecidos. A seguir, todos puderam partilhar um saboroso e abundante lanche.
 
A todos agradecemos a presença e a amizade demonstrada para com os Idosos, que isso significa esta obra, que se de alguma coisa pode prezar-se é de ser a todos devedora de gratidão e de todos ter recebido carinho e apoio ao longo da sua caminhada em Portugal, concretamente em Chaves.
               
Para todos um muito obrigado sincero e os votos de Santo Natal e Ano Novo.